30 de set. de 2014

Creme de Couve-Flor

Simples, gostoso, leve e nutritivo. Fiz para o almoço de hoje.

"1 couve flor picada grosseiramente com talo e tudo cozida em caldo de frango - cozinhei na água que resultou do cozimento dos filés de frango, temperado só com sal verde.
Depois que a couve flor estiver macia triture tudo no liquidificador e volte ao fogo pra incorporar ajuste sal e pimenta se necessário decore com salsa ou cebolinha e torradinhas de pão integral ou centeio."
Foto do link acima





Aí, fiz assim, porque nunca tenho todos os ingredientes para seguir igualzito:
Havia no meu congelador, 1 cebola e 2 dt de alho que fervi no leite com noz moscada, de uma receita anterior sempre que posso procuro reaproveitar ingredientes. Pois juntei à couve-flor picada e cozinhei tudo junto no vapor. Quando já estava macio, deixei esfriar e taquei-lhe no liquidificador, com a água do cozimento 2 xíc ou menos, não medi até obter um creme. Depois devolvi à panela, juntei salsinha, cebolinha, açafrão, manjericão desidratado e sal marinho. Aqueci um pouco, misturei bem.
Acompanhamentos: pseudo-croûton de berinjela, um pedaço picado de batata doce cozida e um pouco de carne de panela picada, cozida na pressão com cebola, alho, tomate, sem um pingo de óleo porque a carne refoga em si mesma, couve verde. Finalizei com páprica picante. Bom, como raramente tiro foto do que preparo, fiquem contentes com a ilustração acima. Hehe.

De sobremesa, tive vontade de comer um pedaço de cuca integral que fiz no final de semana, mas deixei para lá. Peguei uma maçã pequena.

5 comentários:

  1. Parece ser delicioso!
    E trocou a cuca pela maça ?! Parabéns!!
    Beijo
    Ca

    ResponderExcluir
  2. Hummmmmmm que maravilha, amiga ! Beijo grande.

    ResponderExcluir
  3. Nossa que fácil Bel! Gostei mais da receita com as tuas pitadas!!
    Outro dia comprei uma páprica doce, achei a cor tão linda, mas não sei onde usar, (que vergonha!!)!!
    Beijo! Fiquei muito feliz que vc voltou!!

    ResponderExcluir
  4. Hum parece delicioso, sempre fico na dúvida de como preparar couve flor rs, mais essa opção parece deliciosa ainda mais que aqui ta chegando o inverno, aiiii parabém por sua força de vontade não sei se resistiria a cuca, muitas vezes tenho uma briga interior comigo mesma pra resistir e ficar numa opção mais light. Beijos segue firme ótimo dia.

    ResponderExcluir
  5. A imagem ta com uma cara linda, não consigo comer couve, mesmo assim vou passar a receita pro pessoal aqui de casa.
    Gostei da troca pela maça.

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: