10 de mar. de 2014

Patê de um monte de coisa que o pessoal gostou

Daí, que eu tinha que levar algo para uma confraternização e calhou para mim sanduichinhos. Pedi receita de patê para a nutricionista, mas foi em cima da hora e não deu tempo. Daí, que, mais uma vez, fiz um patê maluco e nutritivo, apesar de já ter sido aconselhada a não fazer coisas muito diferentes integrais funcionais saudáveis bibibi bobobó estou me repetindo?, pois as pessoas podem não gostar...daí que, para a galera não estranhar, usei o óbvio pão de fôrma branco, mas é para não assustar, né? Pessoal comendo sanduíche, pergunta:

- Hum, esse ficou mais gostoso que o outro! - claro, coloquei mais SAL para esse povo - quéquece colocou aqui?

Como gosto de causar, fiz cara de mistério:

- Tentem descobrir. - e saí de cena.

Conversa vai, conversa vem, voltei. Ninguém imaginava ao certo, mas chutaram fígado, frango. Não sei o que deu na cabeça dessa gente, só sei que, depois que eu disse o que havia, azamigha comeram mais ainda, porque, claro, tinha um monte de coisa boa ali. Sobrou pouco para mim e o marido trazer para casa: cinco quadradinhos, de dois sacos de pão. A menor sobra em todos os meus tempos. Ainda levaram para casa, na partilha. Lanche de escola das crianças, essas desculpas. Mas o que é que tinha ali? Vamos ver:


Patê de um monte de coisa,
porém nutritivo

Ingredientes
  • 1 berinjela peq descascada, picada, cozida em água e sal
  • 1 cenoura cozida amassada gosto de cozinhar no vapor
  • 1/2 copo de biomassa de banana
  • 200 g de ricota light picada
  • 130ml de leite semi desnatado fervente
  • 1 c.s. linhaça dourada triturada
  • azeite
  • temperos: manjericão, salsinha e cebolinha picados, pitada de pimenta do reino, açafrão, sal a gosto dos meus fregueses
Para finalizar: suco de 1/2 limão, mas deixe para cortar na hora de usar.

Modus operandi
Bata no liquidificador, a ricota picada e o leite fervente. Ao virar uma massa homogênea, faça o favor de acrescentar tudo menos os temperos e menos o limão até ficar tudo homogêneo, regando com o azeite. Sobre o azeite, não sei dizer a quantidade, fui jogando, aos fios. Feito isso, transfira para uma tigela e acrescente os temperos, a gosto. Leve à geladeira por um tempo, deixe o gosto pegar bem. Acrescente o suco de limão antes de passar nos pães. Sirva.

Na verdade, na verdade, 'cê pode inventar o patê que quiser, né?

Espera, que um dia, usarei pão integral praquela turma lá.

3 comentários:

  1. Oi Bel! Adoro suas invenções saudáveis que o povo come sem reclamar *.*

    Beijo e uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  2. Hummmm, delicioso, guria ! Grande beijo, boa semana.

    ResponderExcluir
  3. Oi Bel, azamigha acharam que era frango ou fígado...kkkkkkkk!!!! É isso aí, acho muito legal vc proporcionar um alimento novo e nutritivo para pessoas que normalmente não comeriam nada disso!! É como plantar uma sementinha!! Beijo e boa semana!!

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: