15 de jan. de 2014

Nega Maluca Integral


A-VI-SO: esse bolo não fica muito doce, por causa do
chocolate em pó que usei, que é 70% cacau.
Às formigas de plantão, sugiro
acrescentar um pouco mais de açúcar.
Massa
  • 2 xíc farinha de trigo integral *
  • 1 ovos
  • 1 c.s. linhaça tritura + 3 c.s. água potável
  • 1 xíc açúcar demerara
  • 1/2 xíc chocolate em pó 70% e mais um tico
  • 1 xíc óleo
  • 1 xíc água fervente
  • 1 c.s. fermento químico


Modus Operandi
Misture a linhaça triturada com água e deixe descansar por uns 15 minutos, até ficar com consistência viscosa. Aí, então comece: misture bem o ovo, a mistura de linhaça, o óleo, o açúcar, o chocolate em pó. Acrescente a farinha, sempre misturando bem. Acrescente a água fervente e por último o fermento.Leve em fôrma untada e enfarinhada** (essa quantidade cabe em fôrma de pudim). Leve ao forno médio, pré aquecido, 40 min ou até dourar.

Cobertura
Aí, não tenho medida. Vai no olhão e fiz para cobrir só o cocoruto do bolo. Gosto daquele ar de bolo pelado. Segue: acho que usei 1 xíc de leite, 2 ou 3 c.s. de amido de milho e talvez 3 c.s. de chocolate em pó 70%. Não sei. Joguei na panela, liguei em fogo brando e fui misturando bem até engrossar. Por causa do chocolate usado, fica o mesmo aviso de cima, em relação às formigas de plantão. Feito isto, despejei sobre o bolo desenformado. Essa calda feita de leite dura no máximo uns três dias fora da geladeira sem azedar (e depende do calor também). Se não for consumir nesse tempo, 'taca na geladeira.

Esse bolo fica muito bom gelado!


* Dá para substituir até 1/3 da farinha usada por aveia em flocos finos deixa a coisa ainda mais funcional...só não se deve comer demais porque faz funcionar bem o intestino...
** Eu uso óleo ou manteiga para untar a fôrma e farinha de milho fino ou fubá para enfarinhar. Desenforma melhor e é mais fácil de limpar depois. Margarina, mandei embora, por ser uma porcaria de plástico comestível.

2 comentários:

  1. hummmm... Bel! Deu água na boca! muito bom! Amo suas dicas para uma cozinha mais saudavel e feliz!

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: