30 de jan. de 2013

Último dia do sorteio é amanhã!

AMANHÃ É O ÚLTIMO DIA 31/01!!!

Sorteio: uma balança digital

Comofaz!? É fácil.
1. Curtir a página do Facebook;
2. Compartilhar a foto quantas vezes quiser para ter chance;
3. Ter endereço no planeta Terra.

Quero nem saber se eu sou a irmã da nutricionista. Estava cheia de dedos para ficar compartilhando, para deixar para os outros, mas AH!! não tem regra sobre família. Entón, tá!!

Clique na foto e acesse:


28 de jan. de 2013

Vontade de estar com a família (interesseira)

Esse negócio de morar longe da família é uma coisa. Minha irmã, a nutricionista, abriu uma empresa de alimentos funcionais Facebook com uma colega culinarista. Não pude provar nada por morar longe...elas até mandam pelo correio, há muitos pedidos de fora da cidade, mal estão dando conta, mas basicamente atendem Blumenau e região. Agora, meu cunhado, está testando receitas de iogurte grego para entrar no mercado. Eu passando vontade...Posso?

Pelo menos hoje, tenho aqui um bolo de fubá integral que fiz.

24 de jan. de 2013

Ainda não comi

Estava me dando conta que eu nunca experimentei certas coisas por falta de costume, falta de oportunidade e não saber como preparar se for o caso, pois mesmo com receitas na internet, algumas coisas têm lá seus segredinhos. Mas tenho vontade de prova. Na lista, não entram coisas muito difíceis de encontrar ou muito caras em função de não serem relativamente comuns ao prato do brasileiro, pois são outro departamento.

  • alcachofra
  • quiabo
  • jiló
  • arroz diferente do integral, parbolizado e branco
  • comida baiana em geral
  • charque
  • pamonha
  • beiju
  • canjica
  • tapioca e descobri que é tão simples de fazer...

Entre outras coisas. 
E vocês?

21 de jan. de 2013

Sobre ansiedade

Não que eu esteja ansiosa, no momento não. Mas já li tantas vezes e cada vez é mais interessante.

"Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal."
Jesus, no Evangelho de Mateus 6.25-34

18 de jan. de 2013

Bel com Toscoshop II


Porque a gente está careca de saber que coisas simples funcionam: comer devagar, mastigar bem e tranquilidade ajudam a emagrecer. Essa eu comprovo. Se tiver dúvida, acesse:



Sem trocar a palavra refeição por ilustração, isto aqui é um toscoshop com wingdings é mais rápido de fazer. Se vai comentar que não tem tempo, que é tudo corrido, bláblábau-fala-com-a-mão, nem comenta, pula para o próximo blog. Eu sei que é difícil para algumas pessoas, mas a gente tem que dar um jeito. Já demos jeito em tanta coisa, né? Mais áspera que usar lima para lixar o dedão do pé.

16 de jan. de 2013

Blablablá com links de receitas

  • Para constar: costumo responder as perguntas nos próprio comentários. Quem fez alguma, só conferir a resposta.
  • Alô, colegha de Blu que procurou a minha nutricionista: obrigada pela confiança! :)
  • Hahahaha, olhando as estatística que o Blogger oferece, descobri que tem gente que chega a este blog digitando no Gúgol: "Jack Sparrow".
  • Coloquei uma receita de pão no blog, o link está no café da manhã, abaixo. Aliás, tudo que é link abaixo é receita.

 *****************************

Bão, voltando aos eixos, desinchando.
Não é mais costume, mas anotei a alimentação de ontem. Tarefa de Desafio.

Observações, caso interesse:
- Troco o lanche da manhã com o café por causa do treino, sob orientação da nutricionista.
- Antes, esse lanche era uma fruta banana ou mamão com algum cereal, mel canela e chá. Mas ficava com fome durante o treino. Com o suco verde, mesmo coado, não. Vai entender.
- Não escrevi as porções: preguiça.
- O chá do dia foi a versão do quentão de hibisco, sem o hibisco, haha! Usei capim cidreira de saquinho.
- Descrevi os temperos que uso ao longo do dia, afinal, tenho que fazer juz ao título e subtítulo do blog, né? Demorou, madame.


Lanche
- suco verde couve, beterraba, cenoura, gengibre, salsinha, hortelã - gosto ruim, melhora se acrescentar limão, mas não tinha. 
  • Corrida alternada com trote, mais ou menos 6km
Café da Manhã
- café + leite semi + cravo
- pão de soda irlandês caseiro + coalhada caseira temperada
- ovo na chapa + orégano + pimenta calabresa
- chá
Almoço
- chá meia hora antes
- tomate + brócolis sem tempero
- feijão temperado com louro, cebola, alho, sal, fio de azeite no prato
- couve refogada com pouco óleo, alho e sal
- aveia em flocos grossos hidratada inventei essa hoje
- um susto de arroz branco só para encher o saco
- laranja
Lanche
- banana
- kefir
- linhaça triturada + farelo de trigo
 Janta
- sanduíche integral: sardinha, couve, tomate, pimenta calabreza, coalhada caseira temperada
- chá
Lanche
- chá de canela com mel mesmo, não é de saquinho
- maçã

É isso belezocas.

Pão de Soda Irlandês

Achei a receita aqui. É um pão rústico, sem fermendo, cresce pouco. O miolo fica um pouco massudo e eu acho muito saboroso. Aliás, pão é comigo, gosto de quase tudo que é tipo: integral ou não, macio ou duro, com casca grossa ou fina, etc. Como a receita original levava margarina, fui dar o meu jeito de trocar por outra coisa. E cheguei a esse teste:

Obs. receita atualizada, acertei o que precisava

Ingredientes
  • 400 ml de kefir de leite pode ser iogurte natural, mas não sei como fica a consistência, uma vez que o kefir é mais líquido
  • 2 c.s. linhaça triturada
  • 3 xíc de farinha de trigo integral
  • 1/5 xíc de farinha de trigo comum
  • 1/2 xíc de aveia em flocos finos
  • 1 c.chá de bicarbonato
  • 1 c.chá de sal
  • 2 c.s. azeite extra-virgem se não usar linhaça, acrescente 1 c.s. de azeite
 Opcionais

- ervas frescas, ex.: tomilho, sálvia não testei
- queijo ralado, cebola picadinha não testei 
- farinha de centeio já fiz, no lugar da aveia, ficou muito bom 
- frutas cristalizadas ou uvas passas, se quiser massa doce, trocando o sal pelo mesmo em açúcar; eu uso mascavo e uma pitada leve de sal não testei


Modus operandi

Misture com alguma antecedência a linhaça e o kefir/iogurte e deixe por algum tempo. Acho importante que esteja em temperatura ambiente. Misture todos os ingredientes secos em um recipiente. Acrescente o azeite ao kefir e acrescente aos poucos aos ingredientes secos até que a massa fique homogênea, se ficar mole demais acrescente um pouco mais de farinha branca. Molde um pão redondo, mas não precisa ficar sovando, apenas amassando e moldando. Com as costas da faca marque sua superfície em cruz tradição irlandesa, mas é para a casca não rachar. Coloque em uma assadeira, asse em forno alto (210~240) de 20 a 30 minutos. Meu forno leva uns 30min um pouco mais.

11 de jan. de 2013

Irmãs Metade

Há algum tempo, meu marido escreveu um conto que me emocionou e acabou me inspirando. Daí, surgiu a tela de mesmo nome. E a pintura, ficou irmã-metade do conto:


Irmãs Metade - conto
 (protegido por direitos autorais)


"Linda sereia do oceano. Sonha em ser mulher da terra. Nas noites escuras, onde não se vê os azuis, ela canta para os pescadores. O canto triste se confunde com o som das águas marinhas. Os peixes à sua volta, formam um grande coral. Os pescadores completam a platéia no palco das águas, na noite inebriada, com cara de poesia triste.

Linda Sereia do oceano sulino. Os azuis se derramam por ela, mas, nada há que afaste sua tristeza. Ao longe, a baleia respira fundo e grita sua solidão no vasto oceano calado, por ver sua bela sereia inundada de lágrimas que ao mar, diferença não faz.

Numa noite dessas, a inusitada lua, sensível à tristeza da sereia, ordenou às nuvens que se abrissem como cortinas e fez um vôo rasante, brilhante sobre as águas do oceano, olhou para a sereia que, iluminada, foi aplaudida pelos peixes e pescadores do mar. A enigmática sereia de beleza rebelde e perfeita, fama de grande estrela, teve sua lindeza desnudada pela lua, e virou conto, lenda e canção.

Nessa noite, a metade luz da lua foi o espelho da sereia, iluminou seu palco, fez teatro com o seu vôo rasante e arrancou um sorriso da metade mulher e metade peixe. A sereia percebeu que a lua nunca precisou ser sol, e que a sua metade escura, nunca a fez menos lua."




Irmãs Metade - pintura




dimensões: 50 x 80cm - ago/06
disponível para venda


Espero que gostem.
Que tem a ver com o assunto do blog?
Contem-me mas sem piada de baleia.

8 de jan. de 2013

'Taaaaarde!

B'as tardi p'ras mariquinha'!

Voltando aos eixos. A tal da calça que apertou, já folgou um pouco. Meu fim de ano foi fantástico comidástico e eu não sirvo de exemplo. Apesar de tudo, não foi igual aos anos anteriores à mudança de hábitos, ufa!

No sábado, baixei o armário de roupa e fiz triagem. Tão bom! Mandei embora mais umas peças que estão grandes, velhas. E umas que não vestem tão bem. Te-chau! Não dá para acumular. Meu corpo está num meio termo agora: algumas roupas que mandei apertar, folgaram um pouco, outras estão assim, assim no quaaaase servindo. Conclusão: 1) não adianta mandar apertar um pouquinho de novo, 2) não adianta comprar nada. Ainda me agradeço por ter guardado umas roupas de antes. Elas têm entre 10 e 15 anos, rárárá! O vestidinho preto do post de 17/12/12? É de 1998, meu bem! Contagem regressiva para o vintage!

Ontem, aumentei um pouco a corrida, para 5,7 km. A vontade e o fôlego que tenho é de continuar correndo, mas o fato de não ser remunerada para isso me faz voltar à casa para realizar a atividade remunerada. Fazer o quê?

Hoje, tudo bem, mas sem corrida. Chuva. Preguição, fui trabalhar direto. A parte remunerada me chamou.

7 de jan. de 2013

Massa de Pastel Integral

Fiquei devendo a massa de outra postagem. Está aí, quem me passou foi a Eli. É fácil, não há o que acrescentar. Até hoje, só fiz metade da receita. Consegui moldar uns canudinhos pequenos, deu uns 50, mas não vou explicar, é trabalhoso, só valeu como experiência e divertimento de estar fazendo um troço diferente e a sensação de estar aprontando uma traquinagem. Quando fiz pastel, deu para uns 35 pequenos, um pouco mais. Tudo ao forno.

Ingredientes
  • 1 kg de farinha de trigo
  • 3 colheres de sopa de álcool
  • 1 colher de sopa de sal
  • +/- 2 copos de água fria até dar ponto

Modus Operandi
Misture todos os ingredientes. A massa deve ficar no ponto em que não grude na mão, nem no cilindro para quem tiver um. Sovar/cilindrar bem. Deixe descansar por +/- 30 minutos não é obrigatório. Abrir e moldar do jeito que quiser. Pode fritar, pode ir ao forno, pincelado com gema. Enfim!

O que eu achei, se é que interessa: não espere nada igual às massas tradicionais de pastel prontas. É mais firme, tem um sabor característico de integral que eu gosto MUITO e causa surpresa nas pessoas, pois, até onde fiquei sabendo, gostaram da massa. Não será o favorito de quem não está interessado no assunto. Mas é diferente. Se vai ficar escandalizada por eu ter escrito acima que pode "fritar", então nem comenta hahahahaha. Não sou de frituras mas também não sou radical.

5 de jan. de 2013

Vencendo aos poucos

Não gostava de frutos do mar. Aí, adivinha quem tem falta de Ômega 3 no organismo? Quem? Quem? E agora posso afirmar que não gosto de frutos do mar em parte. Eu me esforcei, não com frequencia, mas quis aprender a gostar de peixe. Essa semana, passei uma experiência que foi interessante. Claro, riram da minha cara porque eu não sabia nem por onde começar, se com garfo, faca, com a mão, tirando aquele monte de espinhas do peixe e comendo aos poucos, raspando, sei lá. Foi engraçado. E gostei um pouco. Isso me deixa contente, pois não me conformo de não gostar de peixe, camarão e companhia desde que nasci. Aos poucos vai. Muitas coisas são hábitos. Mas o camarão, ainda olho beeeem torto. E com miopia, para não enxergar.

E confesso: esta receita de conserva caseira de sardinha do Baú da Vó Eli, atiçou minha vontade de comer peixe. Acho que é isso: se for caseiro, eu topo.

P.S. - que engraçado! Enquanto termino de escrever, TV ligada ouço a protagonista do filme dizer que nunca comeu peixe, não sabia distinguir. Aí, o cara da cozinha do restaurante ensina para ela a diferença entre perca e bagre. Eu só sei distinguir salmão, por causa da cor e sardinha em lata. Rárárá! Coincidências.