5 de out. de 2013

Molho Caseiro E Nutritivo de Tomate - em segredo

Olá para você, que está enjoada de receita neste blog. Aqui vai mais uma.

E essa postagem, é para você, amighe, que está na onda de fazer o máximo de coisa saudável, mas tem um eleitorado que até elogia suas iniciativas mas não está convencido de fazer uma social com lanche saudável. E escolhe cachorro-quente e você é voto vencido. Pero não contam com sua astúcia. ENTÃO EU ME OFERECI para fazer. Salsicha é salsicha, não adianta nem versão light: é porcaria dispensável a qualquer boa alimentação e nem vou me ater ao assunto, basta pesquisar na internet. Mas o molho que já está pronto e coloco foto depois - preguiça é nutritivo. Vou olhar todo mundo comendo e não darei um pio, desta vez, para dizer como é feito. Só se perguntarem. Criançada vai se acabar no alimento funcional e nem sabe. Segue:


Molho Caseiro E Nutritivo de Tomate
 Porção para um pequeno batalhão

Ingredientes
  • 10 tomates  médios bem maduros, vermelhos - picados
  • 2 cebolas médias - picadas
  • 2 dentões de alho - picados
  • 1 copo de biomassa de banana
  • 3 c.s. de aveia em flocos finos ou fibra de trigo
  • 2 c.s. de colorau
  • a gosto: sal, manjericão usei 3 folhas, orégano
  • um susto de canela
  • um fio de mel
  • um fiozão de azeite

Modus Operandi
Reserve dois tomates picados e leve o restante para cozinhar, junto com alho e cebola e esqueça, vá fazer outras coisas. Quando estiver bem cozido, desligue e aguarde amornar para só então levar ao liquidificador (não leve coisas quentes para o copo de liquidificador). Bata com a biomassa, a aveia, o colorau, sal, manjericão, orégano, até ficar homogêneo. Leve novamente ao fogo, acrescente os tomates reservados, antes que eles se sintam rejeitados e esqueça a vida por 20-30 minutos, mais ou menos. Desligue, e acrescente o mel e o azeite. O susto de canela, é assim: você chega perto do molho e derrama um pouco, um respiro, "sem querer", como se fosse um susto "Ah, não é isso, me enganei, ainda vem que foi bem pouco". porque a canela é altamente aromática e pode sobressair. E não queremos isso nesse molho. Misture bem, prove e acerte sal, se necessário. Está pronto.

Vejam bem: só virou cachorro-quente porque não tinha jeito. Mas, vou escrever algo óbvio, esse molho, muito saboroso por sinal, pode ser usado para várias coisas.


Um possível SAC: 
Bel, posso fazer sem a biomassa? Claro, mas se conseguir utilizá-la, melhor, pois além de ser altamente nutritiva é de baixíssimas, baixíssimas calorias.
Bel, biomassa tem gosto? Nenhum, se você fizer como manda o figurino. É pior que chuhcu: pega o gosto de onde estiver.
Bel, posso colocar pimenta do reino ou outro tempero? Claro, eu não coloquei outras coisas porque no meu eleitorado há quem tenha problemas com pimenta. Eu utilizei os que acredito que casam bem para um cachorro quente.
Bel, posso congelar? Pode, mas não coloque sal, alho, nem os temperos para não saborizar demais. Deve durar uns três meses no congelador.

Se tiverem mais perguntas, e eu souber responder, acrescento à postagem.

5 comentários:

  1. Ai eu adoro as receitas!
    pode colocar sempre!!!
    ja anotei!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Ótiiima ideia ir acostumando os pequenos com coisas mais saudáveis!! Sei que salsicha é porcaria, mas nem leio muito sobre o assunto para não me assustar!! Assisti tantos documentários sobre alimentação, que fiquei até com medo!

    ResponderExcluir
  3. Enjoa nada, guria ! Receitas são sempre saudáveis pra aprender. Beijo carinhoso.

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkkkkkk, é pior do que chuchu, morri de rir..... sabes que só esses dias que eu descobri que dá pra fazer cereja de chuchu???
    kkkk
    adorei o molho.... beijos

    ResponderExcluir
  5. Deve ficar uma delícia. Sabe, eu não conheço essa biomassa. Vou pesquisar, pra ver qual é. obrigada pela força e pelo carinho amiga, tudo de bom pra vc. bjs

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: