16 de jan. de 2013

Pão de Soda Irlandês

Achei a receita aqui. É um pão rústico, sem fermendo, cresce pouco. O miolo fica um pouco massudo e eu acho muito saboroso. Aliás, pão é comigo, gosto de quase tudo que é tipo: integral ou não, macio ou duro, com casca grossa ou fina, etc. Como a receita original levava margarina, fui dar o meu jeito de trocar por outra coisa. E cheguei a esse teste:

Obs. receita atualizada, acertei o que precisava

Ingredientes
  • 400 ml de kefir de leite pode ser iogurte natural, mas não sei como fica a consistência, uma vez que o kefir é mais líquido
  • 2 c.s. linhaça triturada
  • 3 xíc de farinha de trigo integral
  • 1/5 xíc de farinha de trigo comum
  • 1/2 xíc de aveia em flocos finos
  • 1 c.chá de bicarbonato
  • 1 c.chá de sal
  • 2 c.s. azeite extra-virgem se não usar linhaça, acrescente 1 c.s. de azeite
 Opcionais

- ervas frescas, ex.: tomilho, sálvia não testei
- queijo ralado, cebola picadinha não testei 
- farinha de centeio já fiz, no lugar da aveia, ficou muito bom 
- frutas cristalizadas ou uvas passas, se quiser massa doce, trocando o sal pelo mesmo em açúcar; eu uso mascavo e uma pitada leve de sal não testei


Modus operandi

Misture com alguma antecedência a linhaça e o kefir/iogurte e deixe por algum tempo. Acho importante que esteja em temperatura ambiente. Misture todos os ingredientes secos em um recipiente. Acrescente o azeite ao kefir e acrescente aos poucos aos ingredientes secos até que a massa fique homogênea, se ficar mole demais acrescente um pouco mais de farinha branca. Molde um pão redondo, mas não precisa ficar sovando, apenas amassando e moldando. Com as costas da faca marque sua superfície em cruz tradição irlandesa, mas é para a casca não rachar. Coloque em uma assadeira, asse em forno alto (210~240) de 20 a 30 minutos. Meu forno leva uns 30min um pouco mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tempere com seu pitaco: