25 de jul. de 2012

A velha aveia

Falei pouco sobre aveia neste espaço, apesar de usá-la direto. Quando comecei a reeducação alimentar, primeiro cereal que comprei foi aveia em flocos finos. Ia 1 c.s. com fruta pela manhã banana amassada, mamão, que acrescento mel e canela...fica tão bom! e com o passar do tempo, fui usando das mais variadas maneiras. E claro, ajuda a emagrecer, se é que interessa.

Ela tem muita fibra oi, intestino?, minerais e antioxidantes. Ajuda a diminuir colesterol, pressão arterial e açúcar na corrente sanguínea alguém mais gostou desta última propriedade?. Mas atenção, não saia por aí ingerindo aveia de canecão, pois tudo o que é demais faz mal, além dela ser razoavelmente calórica. A quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, levando-se em consideração organismo, saúde etc, por isso, sempre é bom procurar um(a) nutricionista.

Para maiores e melhores informações que as minhas, leia:
Albatra - Aveia - neste site, calorias e nutrientes

O que tenho para compartilhar é simples. E se você vai comentar algo do tipo "não gosto de aveia", sem ter tentado gostar, já fechou a porta para aproveitar um alimento mais ou menos em conta, fácil de encontrar, muito nutritivo e super curinga, que vai além do simples mingau. Óbvio, se você detesta aveia, como eu detesto camarão e já tentei de tudo para gostar, aí, tudo bem, é outra história.

Aveia em flocos finos - é a versão que eu mais gosto de comprar.

  • Em bolos, substituo cerca de 1/3 da farinha branca por ela. Pode ser mais, pode ser menos, depende da sua coragem de tentar e ver se vai dar certo ou não. Se eu pudesse, eliminava a farinha branca, mas nem todas as receitas aceitam isso.
  •  Como sou ruim de fazer pão e tive poucos sucessos, só aconselho se a receita realmente pedir aveia.
  • Dá para colocar em frutas, salada de frutas, iogurtes, molhos, sopas. Sopinha leve, povilhe, mexa, espere um pouco para encorpar. Quando é sopa grossa, bato junto no liquidificador. Geralmente 1 c.s. não mais que isso, depende, pois a intenção não é um prato de aveia, mas sim com aveia.
  • Deixe o pão branco mais nutritivo: polvilhe um pouco de aveia sobre a margarina, requeijão, doce, seja lá qual pasta você usa para isso.
  • Fez algum doce tipo flan ou pudim? Experimente incorporar um pouco de aveia na receita. Só aviso que a textura não ficará lisa, mas será mais nutritivo e funcional.

Aveia grossa - se só achar essa para comprar, pode-se batê-la no liquidificador até ficar fina.
Aveia grossa é jóia para salada de fruta, enfeitar bolo e pão e também pode ir em receitas de alguns biscoitos. Vai em sopa também, depende do seu gosto. Deixe um pouco de molho na própria sopa, antes de consumir.

E por aí vai, depende da imaginação e criatividade. Sabor? Não, ela não tem sabor forte ou que apareça no meio da receita. É bem suave. Até acho que uma das minhas receitas de bolo fica mais saborosa e fofa com ela.

Mais quatro coisas:
  1. Se você quer usar somente no café da manhã e com frutas  procure por "farelo de aveia", que é mais funcional e um pouquinho menos calórico.
  2. Há varias marcas que comercializam aveia e as desta marca costumam ser mais caras. Faça uma pesquisa e encontrará mais em conta.
  3. E ontem, achei uma pérola de receitinha, bem simples e boa para substituir, por exemplo, um arroz doce: Aveia Doce - obs: use aveia grossa para isso.  Já fiz a minha e está na geladeira para a hora do lanche.
  4. Tem receita com aveia, já publicada, na aba "Receitas no Blog", logo aí acima.

Inté.

16 comentários:

  1. quase não uso aveia... só no mamão mesmo, teho que me habituar a usar mais
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Bel nunca comprei aveia, acredita?
    Só mingau quando meu filho era bebê... kkk

    Vou experimentar!
    Obrigada pelas dicas.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. eu adoro aveia
    e ultimamente tenho comido com iogurt e ficou muito bom.
    Amo mingau tb
    aqui em casa eu tenho o farelo a farinha e flocos grossos
    Todos são deliciosos
    EU que tenho que lembrar de usar mais
    kkk
    bju

    ResponderExcluir
  4. Vish aveia eu não incluí na minha dieta, só Chia e Linhaça. Já tá na lista pra próxima compra.

    ResponderExcluir
  5. sempre uso aveia!! eu não gostova mais aprendi a gostar e já faz parte do meu cardapio.
    bjs linda se cuida.

    ResponderExcluir
  6. Bel, sempre que lembro acrescento uma aveiazinha!!!! Adoro mingau e na banana amassada. bjo

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto de aveia desde pequena! Minha vó costumava fazer mingau pra mim quando eu era criança :) Aí, quando "entrei pro mundo das dietas", lá pelos 15 anos, comecei a ingerir aveia em diversas receitas, mingau, vitaminas, no iogurte... e desde lá não parei mais! eu adoro :D como regularmente (agora mesmo acabei de comer um iogurte com aveia por cima, hihihih)

    ResponderExcluir
  8. Bahhhh, amo aveia, amiga ! Beijos, obrigada pela presença.

    ResponderExcluir
  9. Amo aveia, amiga, acho tri deliciosa. Beijos, obrigada pela tua presença.

    ResponderExcluir
  10. Eu uso muito a aveiia! :)
    Legal saber mais sobre ela!
    Estou te seguindo aqui, depois visita lá o meu :)

    ResponderExcluir
  11. oiii, que saudade!! sabe que eu quase nunca como aveia, mas com tantos pontos positivos fiquei com vontade de começar a incluí-lo na minha dieta. beijão

    ResponderExcluir
  12. Eu amo aveia... Poderia comer todos os dias. :) Minha galera aqui em casa que torce um pouco o nariz pra ela... mas tbém dou um jeito de esconder ela nos alimentos... kkk eles acabam comendo sem nem saber. rs
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Que dica boa... eu adoro aveia...
    principalmente com banana!!!!
    ótimo fds
    bjs

    ResponderExcluir
  14. BEL, seu post está ótima, mas infelizmente eu não gosto de aveia. Beijossssss

    ResponderExcluir
  15. Oi Bel!
    Amo aveia mas uso como mingau mesmo: leite, aveia e adoçante!
    Gostei das dicas e vou repensar a forma de usar!
    Bj e otima semana!

    ResponderExcluir
  16. Ah, Bel, concordo em gênero, número e grau!!!!
    Até no jeito de preparar eu faço assim (com os líquidos)...humm..
    Alimento presente de Deus mesmo!
    Bjs!

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: