20 de out. de 2011

Pasta de Ricota, Cardápio Perfeito 2/7

Ontem, quarta-feira, coloquei as manguinhas de fora e fiz pasta temperada de ricota aqui em casa. Temperei com um pouco de sal, salsinha, cebolinha verde e uma pitadinha de páprica picante. Também fiz um doce para o marido,que eu não gosto, assim, não fico tentada.

Para quem ainda não viu, ao final do post sobre temperos que escrevi para o blog Um Novo Começo da Marjorie, tem a receita dessa pasta. É pau para toda obra para substituir manteiga, margarina, requeijão, maionese, para variar no lanche. Acho que vai bem até com salada. MAS VEJA: eu escrevi SUBSTITUIR, que é bem diferente de USAR MAIS.

Você pode VARIAR HORRORES e deixar todo mundo babando: orégano, pimenta do reino, manjericão, alecrim, alho, cebola, pimentão. Quer dar uma de chef? Um pouco de azeite extra-virgem, gotas de limão. Vai lá, faça também:





Pasta Temperada de Ricota
ou Queijo Cremoso Leve ou Cream Cheese Light...

Ingredientes:
- 300g ricota light
- 200ml leite semidesnatado ou desnatado (ao gosto do freguês)


Modus Operandi:
- leve o leite ao fogo até estar fervente (não é fervido, é quase);
- pique a ricota e bata com o leite no liquidificador até formar uma pasta;
- tempere a gosto com um pouco de sal e temperos variados: salsinha, cebolinha, manjericão, orégano..., sirva e receba elogios!


OBS.: essa quantidade dos ingredientes é a receita básica, dá bastante. Pode-se diminuir (ontem, eu usei 120g x 80ml), mantendo SEMPRE as proporções. Diminuir a quantidade evita com que fique muito tempo na geladeira, uma vez que não sei o tempo que dura sem azedar e o quanto a macacada da sua casa vai consumir.




Cardápio removido. :)

10 comentários:

  1. Achei o video que o nutrologo fala sobre metabolismo, maravilhoso!!! É a historia da minha vida... faz um sentido enorme, né?

    A pergunta é: como faz pra resolver essa "emboscada" que nos metemos pra emagrecer. Se todo mundo fala que a receita é "exercicio e dieta"... e ele fala, com todos os argumentos, e nós sabemos com toda nossa experiencia em dietas, que isso é um ciclo vicioso... como faaaaz???

    Eu estudei por longos 6 anos essa joça de corpo humano, ainda fico perdidinha pra saber como driblar o meu metabolismo de paquiderme... é triste, viu???

    Voce ta arrasando... to impressionada com sua determinação. Eu ando mto desanimada! Passei só pra matar a saudade!!
    Beijocas, querida!!!

    ResponderExcluir
  2. Vou experimentar com certeza, até imaginei ela nas minhas torradinhas lights.

    Beijinhos, e muito obrigada pela força que vens me dando ... tem sido muito importante esse apoio pra mim!

    Parabéns, estás firme e forte, cardápio todo perfeitinho (rsrsr)

    Beijinhos lights

    http://vaidadefeminina2.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Que bom te ver por aqui de novo!
    Tbm andei sumida, mas estou de volta! Às vezes, acontece de dar aquela desanimada, mas passa!

    Já guardei a receitinha! ;) São maravilhosas sempre!

    bjks!

    ResponderExcluir
  4. Eu simplesmente AMEI a receita. Vou fazer com certeza absoluta. Adoro aquele creme de ricota da torilez, mas é tão carinho. Amiga, obrigada por compartilhar receitas tão legais conosco. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, Bel, parece que você advinhou, mas graças a Deus vc não é advinha e foi pura coincidência. Eu comprei uma ricota e achei horrível, aí minha prima falou:"O garota, ricota é para comer com tempero", eu, claro, pensei logo em quem? A rainha dos temperos...kkk...e hoje, post foi exatamente o que eu queria saber...kkk

    Muito obrigada amiga!

    Viu como Jesus é bom!

    ResponderExcluir
  6. Eu vi essa receita la na Marjorie e estou louca pra fazer parece muito bom!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  7. ola... li a receita no blog da Marjorie e já tinha me preparado para fazer sábado!
    bjus.. obrigada pela dica!
    ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  8. hummmm, acho que assim a ricota fica boa né, eu nunca gostei muito, vou tentar fazer assim e ver o que rola, tava vendo o seu cardápio, vc toma bastantye chá né, ah eu não consigo tomar chá verde, acredita? só se misturar com alguma coisa! ah que legal que vc gostou do cuzcuz hehe. Um beijão e um fim de semana magrinho pra vc

    ResponderExcluir
  9. Oieeee bom diaaa, e sempre bom ter dicas novas de preparos de prato pra variar um pouquinho ne eu adoro ricota, vou ver se encontro por aqui, menina eu uso essa mesma tatica com meu marido que adora um docinho depois da janta, entao so compro o que ele gosta rsrsrs assim fica mais facil resistir rsrs.
    Beijosss tenha um lindo final de semana.

    ResponderExcluir
  10. Respondendo pergunta:
    Bibi, seu questionamento dá um post enooooorme! Vou ponderar nisso.

    ResponderExcluir

Tempere com seu pitaco: